terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os 5 Melhores Livros da Minha Vida.

Dizem que um homem pra ser feliz tem que fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Já plantei uma macieira, lá na minha infância, no lugar que eu mais amava, Saquarema. Pretendo ter um filho, mas escrever um livro não está nos meus planos, acho. Enquanto isso, vou me deliciando com pessoas que cumpriram essa meta de vida perfeita, que me renderam muitos risos e muitas(muitas mesmo) lágrimas. Minha avó, que lê do dicionário ao obituário do jornal, me disse uma vez que não existe livro ruim, todos nos deixam sempre algum tipo de ensinamento. Estou procurando a moral da história de alguns até hoje (entre eles, o clássico O Guarani). Mas tem uns que sempre são especiais, e esses eu chamo de 'Os Melhores Livros da Minha Vida'. Aí vão (não necessariamente nessa ordem):

A Arte de Correr na Chuva - Garth Stein
Esse livro veio pra mim meio que por acaso. Vocês se lembram que na bienal tinha um posto da Estante Virtual em que você trocava seus livros usados por outros? Então, troquei o meu por esse, simplesmente porque se tratava da história de um cachorrinho.
Mas o livro vai muito além disso. O autor, um fã confesso do Ayrton Senna, intercala capítulos da história com capítulos de comparações entre a vida e o título do livro, a arte de correr na chuva. Pra quem (como eu) não entendeu de cara a comparação, Ayrton era O Cara nas corridas com pista molhada. Enzo, o cachorro-narrador, conta toda a sua vida ao lado de seu dono, da sua perspectiva de cão inteligente, que amava assistir Discovery Channel e corridas.
Uma história lindíssima, comovente, que arranca lágrimas de muitos marmanjos. E, em muitos momentos, uma grande lição de vida. Ah, quem tem cachorro em casa nunca mais olhará pro seu quatro patas com os mesmos olhos, depois desse livro.


Quincas Borba - Machado de Assis
O primeiro clássico a gente nunca esquece. Principalmente quando se lê por conta própria, sem imposição do professor de literatura. Quincas Borba foi daqueles que me convenceu aos poucos. Comecei a ler. Achei chato. Parei. Uns três meses depois voltei a ler. E, me apaixonei. Não só pelo livro, mas por Machado de Assis (ainda que Quincas Borba seja o meu preferido). O filósofo Quincas Borba, fundador do Humanitismo (uma filosofia genialmente criada e descrita por Machado), que aparece primeiro como um amigo de Brás Cubas (no também maravilhoso Memórias Póstumas), ressurge nesse livro já a beira da morte e deixando sua herança para o enfermeiro Rubião. O que acontece com Rubião depois que ele decide ir para o Rio de Janeiro? Só lendo para crer. Ah, Quincas Borba, o cachorro, também é um capítulo a parte, literalmente. E pra terminar, é claro, 'Ao vencedor, as batatas'!


Olhai os Lírios do Campo - Érico Veríssimo Ter mãe formada em Letras tem seu lado bom: O livro que você quiser, tem em casa. E foi assim, meio sem querer, meio que pela capa, que resolvi ler esse livro. Talvez porque fosse Érico Veríssimo! A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi o prefácio. Na edição que eu tenho, Érico diz não entender o porquê do sucesso do livro, afinal, os personagens são irreais, extremos demais. É o criador criticando a criatura! Mas ainda assim, resolvi ler. A história gira em torno de Eugênio, que teve uma infância humilde e muita vergonha da pobreza dos pais. Com muito sacrifício, se forma em Medicina. Na faculdade conhece Olívia, também pobre, com quem mantém um relacionamento, que logo termina quando ela se muda pra outra cidade. Já Eugênio, conhece uma mulher rica e se casa, se tornando rico, enfim. Mas uma carta de Olívia e posteriormente um telefonema, criam um conflito na cabeça do protagonista. Até que ponto vale abrir mão de ser feliz, pelo dinheiro? Não pensem que é uma história de amor, o livro vai muito além disso. É mais um que é, acima de tudo, uma história de vida.


Um Certo Capitão Rodrigo - Érico Veríssimo
Esse foi meu primeiro livro do Érico Veríssimo! Depois, além do já citado Olhai os Lírios do Campo, li ainda o apaixonante Clarissa. Se quiser saber sobre o tal Capitão Rodrigo, pergunte a sua mãe, que com certeza viu Tarcísio Meira interpretando-o, na minissérie O Tempo e o Vento nos anos 80. O livro, criado a partir de outro do autor, O Tempo e o Vento, conta a história de um homem que chega ao Sul. Auto Confiante com mulheres, bebidas e guerras, o Capitão Rodrigo conquista Bebiana, apaixona-se e casa-se, ficando de vez na região de Santa Fé. Porém, Rodrigo não nega às origens e vive envolvendo-se em brigas e casos extra-conjugais. Quando a Revolução Farroupilha estoura, Rodrigo volta às armas para defender sua família. E o final é surpreendente.


O Terminal - Robin Cook
Esse maravilhoso livro eu achei garimpando a casa da minha avó. É um suspense médico incrível! O livro conta a história do residente Sean, que está estagiando no Forbes, um hospital de referência num tipo raro de câncer. Porém, ele começa a estranhar a quantidade de quadros revertidos da doença e decide se informar mais a respeito dos métodos desenvolvidos no Forbes. Ao perceber que esse interesse não é bem aceito pelos funcionários do Hospital, Sean decide investigar por conta própria as estranhas ligações dos médicos e diretores do Forbes. O que ele descobre não vale a pena ser contado, tem que ser lido! Paralela a essa trama, mulheres com câncer de mama morrem sequencialmente e misteriosamente dentro do hospital. E esse Serial Killer é muito surpreendente! Um livro que com certeza encantará os amantes da Medicina, mas que deve ser lido por todo mundo que ama suspense e o bom e velho 'quem matou'!

7 comentários:

  1. consegui ler nenhum desses aí

    Meu prediléto é alta fidelidade de Nick Hornby

    ResponderExcluir
  2. olha eu não lembro bem qual o meu primeiro livro, mas com certeza já li muitos...Amo MACHADO DE ASSIS, CASTRO ALVES,JOSÉ LOUZEIRO, AUGUSTO CURY E OUTROS MAIS...Não sei dizer qual o meu prediléto,só sei q amo ler, quando não leio me sinto sufocada. PARABÉNS PARA VC! ADOREI ESSA SUA IDEIA!!

    ResponderExcluir
  3. O homem que calculava - Malba Tahan
    O homem que matou Getúlio Vargas - Jô Soares
    Elogio da loucura - Erasmo

    Esses são ótimos

    ResponderExcluir
  4. Porra! Nem fiz filho, nem plantei árvore, nem escrevi livro (ainda, Muahaha!)
    Gostei dessa lista, mas ainda não li nenhum desses. Se eu pudesse elencar os livros que me encantaram até hoje seriam:

    1984 - George Orwell
    Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach
    Verônica decide morrer - Paulo Coelho
    Os irmãos Karamázovi - Dostoiévski


    (Dostoiévski e Paulo Coelho na mesma lista, só comigo que acontecem essas coisas. xD)

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa tem Fernão Capelo Gaivota, mas sempre tive preguiça de ler, achando que era chato! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Gosto mto de ler, qndo um livro me prende de verdade, eu fico vidrada. São coisas do tipo, ir para o curso e não levar o livro, pq eu sei q se eu o levar vou querer ficar lendo ao inves de estudar... rsrs E aí eu fico doida pra chegar logo em casa só pra lê-lo!

    Isso aconteceu qndo li 'O segredo da chuva' de Luiz Alfredo Garcia Rosa - É um romance policial fascinante! Eu amo romances policiais, e a história de leva para várias suposições. Ah! O melhor, mtas partes se passam no centro do RJ, pontos q eu conhecia bem, facilitando ainda mais o imaginário!

    Outro livro mto bom foi 'As cinco pessoas que você encontra no céu' de Mitch Albom. Muito interessante, mostra como pessoas q você nem conhece podem afetar sua vida!

    Entre outros, q se eu parar pra contar vou ficar aqui por mto termpo... rsrs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li...mas vou colocar aqui nas minhas prioridades.

    ResponderExcluir