terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sobre Tolerância Religiosa - Parte 2

Tento não me irritar com coisas que ando vendo, mas está difícil. Mais uma vez, vou mostrar duas decepções recentes. Eu não deveria falar em 'decepção', porque é uma palavra que indica que acreditávamos numa coisa e a resposta é negativa.
Na verdade, no meu caso, é comprovação de uma insatisfação a respeito de duas instituições as quais eu já não creditava muita esperança.

O primeiro exemplo está dentro da minha casa, da minha fé. Como já disse, sou católica. Não por crer e aceitar tudo que a Igreja Católica prega, mas por ter encontrado pessoas com a cabeça minimamente parecida com a minha. Pra surpresa de muitos que não têm acompanhado as recentes diretrizes do catolicismo, lá pelos anos 70 surgiu um movimento dentro da Igreja Católica chamado Canção Nova. Não me perguntem o que é, do que se trata ou qual a sua espiritualidade. Não sei, mas sei que é diferente da minha.
O que vem ao caso é que a Canção Nova tem sido criticada por muitos por criar quase que uma nova Igreja dentro da Igreja já existente. Citando um maravilhoso professor de História que eu tive, Carlos Prima, a Igreja vem enganando muita gente quando bota músicas na missa e chama jovens. Parece que ela está se renovando, mas na verdade está regredindo, tornando-se cada vez mais conservadora, controladora e intervencionista. Basta estudar um pouco pra vermos o quanto o catolicismo é atrasado em certos termos e alheio a algumas mudanças do mundo.
Mas o assunto não era esse. Citei um breve resumo sobre a Canção Nova porque o assunto que criticarei foi instigado por um Padre da mesma Canção Nova, Padre José Augusto.

Recentemente recebi um email que falava a respeito de uma carta, publicada no blog do Padre Brígido Lima criticando a postura do Padre José Augusto.
O que ocorreu foi que o Padre da Canção Nova durante a homilia de sua missa resolveu falar sobre política. Não, Padre, o senhor não pode usar o tempo de proclamar o evangelho para induzir os seus fiés.
Aqui está a carta.
E aqui está o vídeo do Padre José Augusto.
Assistam. Ele fala de política apenas do meio em diante, mas vale a pena assistir o vídeo todo pra perceber como nossa Igreja às vezes parece tão perdida. No começo ele fala a respeito dos homossexuais, diz que Deus criou homem e mulher e ainda debocha dos homossexuais! Assim como Silas Malafaia, que espalhou outdoors pela cidade falando a mesma coisa. São farinha do mesmo saco pra mim. E quanto aos homossexuais, reforço o que eu já citei aqui, Deus pode ter feito homem e mulher, mas acima de tudo, Ele nos fez pra sermos felizes.
Mas o que realmente me chamou atenção nessa parte foi quando ele cita uma espiritualidade específica da Canção Nova: 'Prove que você é de Cristo, ore em línguas'. Não entendo e não sei nem se acredito nessa oração em línguas. Mas, para mim, provar que é de Cristo não é orar em línguas, mas sim fazer o bem, 'amar ao próximo como a ti mesmo'. Isso é viver o cristianismo. Aliás, independente da sua religião.

Depois quando ele fala em política, diz que não vai votar em quem dá 'empreguinhos', mas tira Cristo. Aí eu não preciso falar mais nada porque basta ler a carta do Padre Antônio Brígido. Esses são pessoas que vivem na riqueza, não conhecem a pobreza de verdade. Uma pena ver que um Padre, que deveria integrar suas ovelhas, só conhece os fiés que têm condições de dar o dízimo.


Vamos ao próximo atestado de desespero religioso. Semana passada minha mãe me ligou, já sabendo do ódio (com o perdão do sentimento ruim) que eu tenho para com o Pastor Silas Malafaia, pedindo para que eu ligasse na Rádio Globo para ouvir um debate incluindo o dito cujo. O debate era entre Malafaia e um líder gay a respeito do outdoor já citado aqui no blog, em que o Pastor aparece sorrindo e apontando para a frase 'Em favor da família e preservação da espécie humana. Deus fez macho e fêmea'.
Pois bem. O rapaz que representava a comunidade gay falava bem, calmo, pausadamente. Mas quando acusado de que a aprovação de uma lei confusa que diz ser proibida a demissão de um trabalhador assumidamente gay (porque seria preconceito) havia sido aprovada de madrugada, com a presença de poucos parlamentares, se perdeu nos seus argumentos. O Pastor, gritando como lhe é característico e convincente como todos os que detêem o dom da palavra, engoliu o rapaz no debate. Infelizmente. Convenceu tão bem, que até o mediador Roberto Canázio acabou por ficar do seu lado, implicitamente.
Silas Malafaia disse que colocou o outdoor como uma provocação mesmo e que a liberdade de expressão lhe permite falar o que quiser. Criticou grupos que picharam e riscaram o seu outdoor. A conversa descambou para a discussão, tendo que ser várias vezes interrompida e os emails não foram lidos porque, segundo Canázio, eram infinitos.
Mas tudo bem, já esperava que o poder de convicção do líder da Assembléia de Deus fosse melhor que o do militante da causa gay. Sinto muita pena das pessoas que são enganadas por esse homem. Não ficaria com tanta raiva se ele não tivesse encerrado o programa dizendo 'O homossexualismo é a primeira porta para a pedofilia.'
Só tenho a dizer que esse homem devia lavar sua boca IMUNDA pra citar o nome de Deus.

Encerro citando o que a Daniele Monteiro me disse via Twitter, com muita razão aliás: 'O mais triste é ver que Jesus veio cultivar o amor. Só que o homem quando fala em nome dele só cultiva ódio e intolerância'.

E deixando como complemento no assunto o blog do meu amigo Felipe Novaes, que é ateu e prova que entende muito mais de religião do que muitos que pregam por aí.

E fazendo mais uma citação, agora do meu amigo Jandir, que disse a respeito do meu outro post sobre religião:
Tem alguma coisa MUITO errada no caminho pro céu.

PS. Minha intenção não é desrespeitar ou ir contra qualquer crença ou religião. Estou apenas dando a minha visão.

18 comentários:

  1. Perfeito Carol!
    essa intolerancia ja esta chegando em lugares dificeis de serem contornados ....
    Quero ver no que isto vai dar.... tenho medo do que esse "bendito" Malafáia pode fazer com sua Legiao.


    Julio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Po, concordo plenamente com tudo que vc falou. Compartilhamos vários desafetos, né?! hehe

    Essa do padre que disse que empregos são menos importantes do que assuntos relacionados à religião...bom, essa doeu. Não sabia que o fanatismo desses caras ia tão fundo. Isso me lembra uma citação do atual Papa, que uma vez disse que os grandes males do mundo eram a descrença e o divórcio. Bom, eu não esperava nada mais de alguém que faz suas necessidades numa privada de ouro. AO mesmo tempo, eu esperava um pouco mais de alguém que é proclamado como representante de um suposto Deus bondoso, aqui na Terra; e de um cara que passou anos estudando teologia e o c***te a quatro. A Igreja presa por uma vida regrada, acima de tudo, em valores morais. Mas cuspir na Constituição e desrespeitar o Estado laico é o que?? Enfim....tem muita coisa errada...se fôssemos falar de tudo, isso aqui viraria uma tese de doutorado. hehe Ah, e Carol, valeu por usar meu blog como referência!!

    ResponderExcluir
  3. Isso que você falou sobre estudar teologia me lembrou o que eu ouvi recentemente de um Frei. Ele disse todos os cursos que tinha em teologia, pós doutorado e o caramba... mas disse que a mãe dele era muito melhor do que ele. Porque ela, na sua simplicidade e humildade, conseguia conversar de verdade com Deus.

    Esses Padres que se julgam o último biscoito do pacote, deviam ouvir mais sobre humildade.

    ResponderExcluir
  4. Po, eu não sei muito o que as pessoas aprendem exatamente num curso de graduação sobre teologia. Mas, eu já li livros de teologia, e o que ficou claro pra nmim é que parece haver uma teologia comprometida em legitimar o cristianismo como verdadeiro, ou seja, dando explicações para tornar verdadeira suas alegações; e uma outra forma de se fazer teologia, que parece ser voltada ao estudo desvinculado da fé comprometida cristã. Ou seja, o cara aprenderia como se constituiu a religião cristã, ou qualquer outra, o porquê de sua fé afirmar as coisas que afirma e etc...sem necessariamente ter um ar de "Ah, eu estou comprovando a existência de Deus e a divindade de Jesus através da teologia." Isso é um absurdo, na minha visão...é usar o nome de uma disciplina acadêmica para praticar o catecismo.
    De qualquer forma, acho estranho existir o estudo de algo, que se existe, é incompreensível e imperceptível para nós, ou seja, é metafísico. Teologia, na forma de catecismo, nada mais é do que metafísica. (não desmerecendo a coisa).
    Mas é isso...essas pessoas que deviam representar imagens de esperança, compaixão e humildade (porque, afinal, representam a tradição de Jesus, presente no Novo Testamento), representam justamente o contrário disso muitas vezes.

    ResponderExcluir
  5. 'Prove que você é de Cristo, ore em línguas'.

    Eu Ri! xD

    ResponderExcluir
  6. Carol, como sempre suas criticas estão em perfeito estado.
    oncordo plenamente com você, Deus nos criou para amarmos uns aos outros como ele nos amou e até onde eu sei, ninguém tem absolutamente nada a ver com o que um casal faz entre 4 paredes, seja ele de heteros ou de homossexuais.
    Eu conheço a Canção Nova desde pequena, mas devido aos recentes acontecimentos, acabo por me convencer a acreditar que a humildade que ela possuia quando eu tinha os meus 7 ou 8 anos, foi absurdamente perdida com o passar do anos.
    Ao invés da comunidade evoluir, ela começou a regredir.

    ResponderExcluir
  7. Só pra deixar claro que eu não quero criticar ninguém que gosta da Canção Nova e tal. Só estou mostrando alguns pontos que eu não concordo!

    Deus nos criou para amarmos uns aos outros como ele nos amou e até onde eu sei, ninguém tem absolutamente nada a ver com o que um casal faz entre 4 paredes, seja ele de heteros ou de homossexuais. [2]

    ResponderExcluir
  8. cara FODA!!!

    eu odeio esses cartazes...eu não sou contra e nem a favor de homossexuais...eu em minha opinião não é pra mim e quem quer fazer..que aceitei as consequencias... eu posso falar sobre aceitar consequencias...pq sou pixado a anos por ser gordo, preto, escola pública e favelado...nasci preto com orgulho, mesmo com alguns cismando que não sou..eu sou sim!!! hahauhua....mas escola pública, favelado e gordo sou e fui por opção e aceito a consequencia das zoações...mas há uma diferença enorme entre zoação e preconceito...

    Como já disse odeio os cartazes...aceito sim a politica de "esmolas" aos pobres...e não me vem falando que tem que ensinar a pescar...que quero ver o melhor pescador puxar anzol com peixe no meio do sertão...e pra fechar...se não for de interesse do silas malafaia...tudo é primeiro passo pra pedofilia...

    E para encarar o que é Silas Malafaia..é só ver os santinhos dele apoiando Dilma no 1º turno, pq era do interesse dele eleger o seu irmão com o apoio dela...e agora depois de uma conversa de 2h com José Serra, o fez mudar rapidinho de opinião..só daí vc vê

    já falei demais, mesmo tendo muito a dizer

    abração

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. oi Carol,

    sou cristão evangélico e sobre o Pr Silas Malafaia, já estou com um pé atrás com ele a um tempão já. Sobre o outdoor que ele publicou, considerei uma ofensa aos homossexuais (mesmo não concordando com o homosexualismo). Ele perdeu muito "agredindo" os homossexuais daquela maneira.
    me parece que ele já se acha o dono da verdade, enquanto que, como pastor, é apenas um transpositor de Deus(resumidamente), assim como o Padre que exigiu falar em línguas!
    Eles estão cheios de si, e isso não é bom! principalmente por terem o poder de influenciar pessoas...
    "que morra eu e que Cristo viva em mim!"
    té mais!

    ResponderExcluir
  11. show de bola lindinha...
    nd contra ate pq eu tbm sou catolica/espirita
    mas muito "entre aspas", eu acredito sim na oraçao em linguas
    ate pq ja presenciei tal situaçao. inclusive com a comunidade shalom. porem conheço pessoas do cançao nova.
    seu blog esta mt legal.
    mas para podermos comentar sobre algo como : "orar em linguas" devemos ter certeza, pois nem tudo pode ser mentira.
    apenas uma informaçao desconhecida para vc!
    bjooos e se cuida! ;)

    ResponderExcluir
  12. Bih, não disse que a oração em línguas não existe! Só disse que não acho que isso me faça mais ou menos cristão do que alguém! Pra mim, ser cristão é seguir o que Cristo nos ensinou, ou seja, fazer o bem! :)

    ResponderExcluir
  13. Bruno, exatamente isso. Você tem todo o direito de não concordar com o homossexualismo, o que não pode é faltar com respeito para com o próximo!

    Eles estão cheios de si, e isso não é bom! principalmente por terem o poder de influenciar pessoas...[2]

    ResponderExcluir
  14. É realmente triste esse tipo de evangelização,de preconceito e discriminação em relação aos homoxessuais,não que eu seja adepto do publico gay,ou da igreja católica,mas acredito que esses sentimentos de repulsa àqueles que optaram por ser homexessuais,totalmente diferentes de qualquer dogma religioso.Contrariando inclusive o do livre arbítrio.
    Em relação a Igreja, seja qual for,vejo a cada ano que passa como uma instituição capitalista,dominadora e irracional,indo em um caminho completamente contrario dos ensinamentos de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  15. Carol! Parabéns pela coragem!
    Quero dizer que o problema é muito mais antigo!
    O problema é o Próprio Homem.
    O Homem é um ser social, aprendemos isso no colégio, então é claro que tudo vai girar em torno de associações.

    Discursos inflamados como desse Padre em questão me lembram Hitler, que tb tinha um discurso inflamado. Te pergunto se só ele teve culpa no assassinato dos judeus. Claro que não!
    A Alemanha praticamente inteira apoiava.

    Acontece o mesmo aqui e em qualquer lugar.

    O indivíduo, hj em dia, procura a religião pra ele, EU DEVO ME SALVAR PRIMEIRO!

    Por isso que temos vários pseudo líderes que pregam tamanha intolerância.

    Eu descobrir que igual os homossexuais, os pedófilos tb se reunem e tem discursos em sua defesa. Sabia disso? possuem associações e o escambau!

    Portanto as pessoas deviam parar de perder tempo se afirmando, querendo direitos aqui e ali. Claro que falo sobre uma Utopia.

    Quem estiver no poder dita as regras. por isso teremos ainda muitos discursos inflamados sobre tudo.

    O que fazer?
    Manter nossa opinião no que é mais básico:
    AMAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.

    Se isso acontecer TODOS, eu disse TODOS os problemas desse tipo ACABARÃO!
    bjs.

    ResponderExcluir
  16. Como sou protestante acredito que falar em linguas seja dom do Espirito Santo (1o coríntios 12: 1-11) e que se manifeste em quem tem a Cristo; mas que nem todos que tenham a Cristo o manifeste. O que define um cristão são os frutos do Espirito (Gálatas 5:16-26) que são o amor, a paz, a bondade...
    Quanto ao pastor Silas, acho que ele passa da conta, abusa do poder de liderança que tem para impor o que lhe interessa; um lider religioso não devia distribuir santinhos impondo seus candidados (o santinho que vi no 1o turno só tinham deputados e senadores, do 2o ainda não vi). Quando votamos economia, saúde, segurança devem ser prioridade; em respeito a todos e Estado deve ser laico.
    No caso da homossexoalidade vejo como um pecado (1o Coríntios 6:9), mas isso é uma opinião minha que uso a Bíblia e suas referencias como guia de vida. O Estado é laico: quem quiser ser homossexoal que seja; cabe a mim respeita-lo assim como a minha visão deve ser respeitada. Ninguem tem o direito de impor nada a ninguem!

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que esse tal de Silas deve ter sido molestado por um pedófilo quando criança.

    O ladrão querendo falar do Gay.

    ResponderExcluir
  18. Sou cristã e gostaria de expor as razões de algumas argumentações apresentadas. Quero dizer que a exposição dos outdoors pelo Pr. Silas Malafaia teve o interesse de dizer às novas denominações evangélicas ditas igrejas para homossexuais que não há argumentos a eles, pois Deus criou Macho e Fêmea, sim! A questão apresentada não é sobre as pessoas, o que elas são, pois eles também foram criados por Deus e foram criados para a Glória dEle (Deuteronômio 16.19), o problema é o que eles praticam. Importando SIM o que eles fazem entre 4 paredes, pois Deus é Onipresente. Ele vê todas as coisas. Está bem claro na Bíblia que é condenável qualquer ato que não seja da forma que Deus fez. Como, pois, homens e mulheres homossexuais estarão na presença de Deus se estão cometendo algo que é CONDENÁVEL diante da Bíblia? ISSO é PECADO! Está escrito em Levítico 20:13: “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.” Como também em Gálatas 5:19-21: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
    O Pr. Silas não quis julgar eles, só está cumprindo o dever dele como ministro de Deus, esclarecendo a Palavra da Verdade. Que tenho a leve impressão que essas pessoas não leem!

    ResponderExcluir