terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sobre Tolerância Religiosa

Como já comentei algumas vezes aqui, sou Católica. Mas não vou falar bem de nenhuma religião aqui, muito pelo contrário. Sou uma pessoa que tenta ao máximo respeitar a opinião de todo mundo, desde que isso não falte com respeito a mim ou a sociedade. Não importa se a sua religião adora Cristo, Alá, Maria, Espíritos ou Entidades. O que me importa é se você faz o bem e respeita aos outros, independente da crença deles.
Recentemente teve até uma caminhada pela tolerância religiosa, mas essa semana tive várias provas de que muitos não aprenderam a lição.

Tive a infelicidade de ir esse domingo a uma missa em que o Padre, Deus que me perdoe, mas só abriu a boca pra falar asneiras. Ele começou a Homilia (parte da missa em que o Padre traz o Evangelho para os dias de hoje) falando sobre ajudar ao próximo. Falou que não devemos dar o resto para os pobres, mas sim ajudá-los como ajudaríamos a um parente. Super concordo, e quem me conhece sabe disso. Antes ele tivesse parado por aí. Como o Evangelho citava espíritos, ele resolveu falar sobre os Espíritas (religião a qual eu tenho uma enorme simpatia, porque eles fazem lindíssimos trabalhos sociais).
Disse que é inaceitável alguém dizer que está sendo 'atormentado' por espíritos. Se perguntou o que levava um espírito a ficar incomodando os outros. Isso tudo em meio a risadas e frases do tipo 'Senhor, dai-me paciência pra essa falta de inteligência'. Pois bem, senhor Padre, na minha quase nenhuma experiência com religião, sei que os católicos rezam pelas almas que estão no purgatório. Da mesma forma que os espíritas rezam pelos espíritos que estão vagando. E isso nem precisa estudar, é só ter visto Alma Gêmea. Não satisfeito, ele ainda falou mal de Chico Xavier, dizendo que era um absurdo acreditarem 'naquilo'.
Depois criticou os evangélicos. Disse que a Bíblia certa era a católica, com 73 livros. Certa por que? É diferente, apenas, uma da outra. Mas não tem certo ou errado, é opinião, crença.
Acabou a Homilia e o resto da missa correu como o esperado. Até que na Vivência (parte da missa em que o Padre dá os avisos à comunidade), ele resolveu contar que no próximo fim de semana chegaria (enfim) a mesa nova do altar.
'É como se fosse a casa da nossa mãe, temos que fazer de tudo pra deixá-la a mais bonita possível. A obra completa do altar ficou orçada em 75 mil, gostaria que vocês contribuíssem'. Olha, Padre, a sua mãe, progenitora, pode até achar legal você gastar 75 mil reais pra reformar a casa dela. Mas a minha Mãe Maria, preferia que eu usasse esse dinheiro pra ajudar aos pobres, levar alegria a um orfanato, ou dar de comer a um mendigo. Tenho certeza.

Mas falar besteiras não é um privilégio dos católicos.
Essa semana me deparei com um outdoor no mínimo absurdo, nas ruas:
“Em favor da família e preservação da espécie humana. Deus fez macho e fêmea.”
Pesquisei na internet pra ver se achava alguma foto, sem sucesso. Porém descobri que o outdoor é fruto do famoso Pastor Silas Malafaia. (Leia a matéria aqui) Querido Pastor, creio que custear 600 outdoors não é muito barato. Que tal pegar esse dinheiro e investir em uma escola na favela, ou na alfabetização de adultos? Não seria bem mais interessante do que ficar julgando a vida dos outros?
Já falei isso uma vez aqui e repito. Deus nos fez pra sermos felizes, independente de qualquer coisa.
Mas já esperava isso, levando em consideração que a pouco tempo um outro Pastor colocou um outdoor escrito:
'O celibato induz a pedofilia.'
Todo Padre é pedófilo? Todo pedófilo é Padre? Pois então, senhor Pastor, preste mais atenção no que diz. Porque todas as Igrejas estão cercadas de escândalos, ou será que os senhores esqueceram do casal da Igreja Renascer?

O que eu quero dizer com isso tudo?
Cada um tem o direito de ser feliz seguindo a crença que quiser, desde que faça o bem e não se ache melhor do que as outras crenças.

6 comentários:

  1. Belo post. Fico as vezes pensando enquanto vou caminhando pela minha rua, olho para os dois lados e vejo: Igreja do Evangelho Quadrangular, Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Católica ( a minha), Igreja Apostólica Renascer em Cristo e etc... Sim eu tenho todas elas na minha rua, parece brincadeira, mais não é. Mas será que eu rezo pra um Deus diferente de todas elas? Acho que não. Mas como eu falo a um amigo do trabalha , evangelico:"Cara, vc pode escolher qualquer uma, eu é que não posso de deixar de ser seu amigo por isso"
    Abraços amiga.

    Vc precisa divulgar mais esse belo blog.

    Berg Nascimento

    ResponderExcluir
  2. "Não satisfeitos em lavar suas contas bancárias, queram lavar a sua mente." Assim como para alguns todos os padres são pedófilos, para outros todos os pastores são piores que bandidos. O que é mais comum, ver um padre com um menino ou um pastor com um carro importado?

    ResponderExcluir
  3. Po, Carol, concordo plenamente com vc!!
    Sobre o outdoor do Malafaia...putz...eu vi também. Deplorável!! Absurdo! Eu não faço apologia à homossexualidade até porque não acho que essa é uma questão que entra no mérito de discutir em temros de "certo" e "errado". A homossexualidade é um tipo de comportamento que perpassa os séculos e está sempre presente. Além disso, em diversas espécies, até mesmo nos outros primatas, vemos isso. Daí, uma óbvia conclusão pode ser tirada...a de que no mínimo parcialmente natural ao ser humano, assim como em outras espécies, esse comportamento é. Sendo assim, fazer apologia contra isso é a mesma coisa que fazer apologia contra o bocejo (o bocejo é inato, mas obviamente os gatilhos ambientais que o disparam podem variar)!!
    Ah, e lembrando que foi na Idade Média, com a conversão do Império Romano ao Cristianismo, que diversas práticas antes tidas como normais, foram marginalizadas. E a homossexualidade é uma delas. Inclusive, na Grécia Antiga, isso era tão banal que as pessoas nem usavam esses termos de hoje para classificar um ou outro tipo de sexualidade.

    ResponderExcluir
  4. Direto do túnel do tempo:

    "E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
    E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
    Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
    E não quereis vir a mim para terdes vida."

    Tem gente achando que é só ler para ser cristão... Ledo engano.
    Temos um milhão de exemplos para justificar o que é ser cristão Carol, mas vou deixar aqui um singelo fragmento que diz perfeitamente O QUE DEVEMOS SER EM VIDA, e não na teoria somente:

    http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/8

    Mais uma vez, obrigado pelo post. :P



    "Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai."

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. por isso hoje so coleciono ideias... nao me prendo a religiao nenhuma.

    ResponderExcluir